sábado, 15 de agosto de 2009

Estudantes saem às ruas de São Luís pedindo “Fora Sarney!”

Portando faixas e distribuindo tesouras de papel para cortar o bigode de Sarney, dezenas de estudantes saíram neste sábado pela manhã pelas ruas do centro histórico de São Luís para pedir a saída do senador José Sarney da presidência do Senado. O movimento batizado “Todas Contra Sarney” foi organizado pelas juventudes do PDT e PSB e por entidades estudantis e de resistência ao domínio da família do presidente do Senado, no Maranhão.

- Essa já é a nossa terceira manifestação, que a cada dia cresce mesmo contra a mão forte do presidente Lula que impediu que a CUT e a UNE, por exemplo, engrossassem as nossas fileiras pela moralidade na política brasileira – disse Celso Brandão do Xô, Rosengana, movimento nascido em 2006 contra a candidatura de Roseana Sarney ao governo do estado.

Os manifestantes se concentraram na Praça João Lisboa, no centro da capital. Às 11 horas saíram pelas ruas entoando palavras de ordens, enquanto um carro de som reproduzia um discurso do presidente Lula pronunciado durante a campanha presidencial de 98, na cidade de Imperatriz.

- Eu quando vejo a imprensa de São Paulo a pesquisa dizendo que a Roseana é uma governadora aceita pelo povo do Maranhão. Aí fico imaginando porque ela aparece bem nas pesquisas ? Porque a Globo é do pai dela, o SBT é do Lobão, Bandeirantes é de não sei quem…Vocês vêem a televisão falando bem deles o tempo inteiro. É por isso que essa gente aparece nas pesquisas, porque passa o tempo inteiro mentindo descaradamente na televisão – denunciava o mesmo Lula que hoje defende a permanência de Sarney no Senado.

À época Roseana concorria à reeleição ao governo do Maranhão, que conquistou no segundo turno contra o seu também hoje aliado, senador Epitácio Cafeteira (PTB).

O estudante André Bandeira, 17 anos, colocou um nariz de palhaço, e foi um dos primeiros a chegar na concentração do manifesto.

- Eu nasci aqui,.mas morei 11 anos em Pernambuco, e tudo que era notícia do Maranhão, era sobre a pobreza e Sarney. Ele não tem que deixar só a presidência do Senado, ele tem que deixar é o Maranhão – avisa.

Bem mais experiente, o funcionário público aposentado, Wagner Baldez, 79 anos, fez questão de acompanhar o movimento da juventude e de próprio pulso confeccionar uma pequena placa de compensado onde escreveu, que a força do “povo agora não depende da máfia do Senado, mas da vontade do povo. Então chegou a hora de botar Sarney pra fora!”.

- Em 40 anos essa família transformou o Maranhão no estado mais pobre da Federação, e temos que sair às ruas antes que ela também afunde o País – avisou.

Os manifestantes também distribuíram o manifesto “Todos Contra Sarney”, onde dizem que não agüentam mais as mentiras de Sarney para se “livrar de mais uma maracutaia em que se envolveu”, e máscaras cirúrgicas.

- E para nos proteger dessa verdadeira gripe suína, que é Sarney – explicou Celso Brandão.

Único político presente á manifestação, o deputado federal Julião Amin (PDT), lembrou da importância das manifestações populares para pressionar o Congresso Nacional e o Ministério Público a se posicionarem contra os desmandos da família Sarney, que, segundo ele, conta com a proteção da Justiça.

- Ela está impedindo que a população fique sabendo da roubalheira do filho do presidente Sarney – disse em referência a liminar do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que proíbe o jornal O Estado de São Paulo de publicar reportagens sobre Fernando Sarney, relativas à Operação Facktor desencadeada pela Polícia Federal em 2007.

Dácio Vieira convive socialmente socialmente com a família Sarney e com o ex-diretor do Senado, Agaciel Maia, e mesmo assim rejeitou o pedido os advogados de o Estado par se sentir impedido de julgar o caso. Dácio, Sarney e Maia, foram fotografados durante o casamento da de Mayanna Maia, filha de Agaciel.

Nenhum comentário: