domingo, 16 de agosto de 2009

Datafolha: 74% querem Sarney fora da presidência

Reprovação do Congresso sobe 10 pontos: 34% para 44%


A julgar pelo resultado de pesquisa Datafolha, José Sarney e seus aliados tornaram-se atores sem platéia.

A esmagadora maioria dos brasileiros (74%) deseja que Sarney deixe a presidência do Senado.

O índice dos que desejam ver Sarney pelas costas sobe para 86% entre os brasileiros que se declaram bem informados sobre a encrenca do Senado.

Sempre que acusado de algum malfeito, Sarney faz pose. “A crise não é minha. A crise é do Senado”, posou no começo.

Depois, ele posou de vítima de “uma verdadeira campanha midiática”, tonificada por sua “posição política, nunca ocultada, de apoio ao presidente Lula".

Pois bem, 66% dos patrícios dão de ombros para o lero-lero. Acham que Sarney está, sim, envolvido nos malfeitos que assediam sua biografia.

A sondagem indica que a crise personificada por Sarney contagia o Congresso. O índice de reprovação do Legislativo subiu de 34% para 44% de ruim ou péssimo.

Dos 81 senadores, 54 terão de lavar os mandatos na pia batismal das urnas no ano que vem. A despeito disso, o Senado parece rendido ao fica Sarney.

O petismo se recusa a reabrir ações contra Sarney no Conselho de (a)Ética. Arma-se na Casa uma atmosfera de velório sem defunto.

Neste sábado (15), a rua roncou. Foi um ronco tímido. Mas, quando associado aos números do Datafolha, dão uma idéia do tamanho da insatisfação.

Convocados por meio do twitter, pequenos grupos de manifestantes foram ao asfalto em 13 capitais do país.

Entre elas São Paulo, Rio, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Recife e Curitiba. Portavam faixas hostis.

Coisas assim: “Fora Sarney”, "Lugar de corrupto é na prisão" e "Reforma política já".

A despeito do imenso desgaste de Sarney, continua intacto o prestígio de Lula, hoje o grande fiador da permanência dele no comando do Senado.

Segundo o Datafolha, a popularidade de Lula se mantém inalterada. O governo continua sendo considerado ótimo ou bom por notáveis 67% dos brasileiros. Blog do Josias de Souza



Nenhum comentário: